Grupo de notícias clique aqui

Programas de TV na internet e em plataformas os Serviços de streaming estão caindo na popularidade. A televisão continua reinando entre os brasileiros, mas a forma de assisti-la mudou muito ao longo dos anos.

A programação da TV aberta e paga já ultrapassou os limites da televisão e chegou a outras telas. Prova disso é o hábito de assistir programas de TV no YouTube. Alguns deles atingem um público maior na plataforma de vídeo do que na própria televisão. Veja alguns exemplos desse fenômeno do YouTube que vem dando dor de cabeça às pessoas. Governo/” target=”_blank” rel=”noreferrer noopener”>emissoras na TV já há algum tempo.

Consulte Mais informação:

O avanço do YouTube

Imagem: Temas Nordwood/Unsplash

O YouTube é a plataforma de streaming mais popular do Brasil. Em 2023, o número de pessoas assistindo ao YouTube chegou muito próximo ao da Globo, que tem cerca de 34% da audiência da TV aberta.

A Globo atribui a queda de 24 milhões de telespectadores/usuários em 2023 à concorrência com streaming, redes sociais e sites. Crianças e jovens ainda são maioria, mas o hábito já está conquistando também os mais velhos. Em 2022, 34% das audiências de vídeos online eram pessoas com idades entre 4 e 24 anos, sendo 14% crianças com idades entre 4 e 11 anos.

Programas de TV no YouTube

Danilo Gentili apresenta o programa The Noite, no SBT, e faz sucesso no YouTube Imagem: Divulgação/SBT

1- A Noite (SBT)

O programa de Danilo Gentili no SBT, The Noite, tem quase 12 milhões de inscritos no YouTube e mais de 4,4 bilhões de visualizações. Em 2023, o programa atingiu mais de 1 bilhão de visualizações e atingiu 10% da audiência da plataforma.

O programa de TV é o mais acompanhado da plataforma no Brasil e o maior talk show do mundo em língua não inglesa. Em 2023, bateu o próprio recorde de audiência, com mais de 80 milhões de visualizações no YouTube e mais de 83 milhões de visualizações no Instagram.

2- Bake Off Brasil (SBT)

Não é por acaso que o segundo programa de TV da lista também é do SBT. A emissora de Silvio Santos logo percebeu a concorrência das plataformas digitais na corrida por audiência e mudou sua estratégia. Tornou o YouTube um aliado, distribuindo 100% da programação própria no YouTube. Logo após a exibição na TV aberta, todos os programas da programação ficam disponíveis na plataforma de vídeos.

Bake Off Brasil é um dos canais do SBT com melhor desempenho de audiência no YouTube. O reality show de confeitaria amadora é transmitido no SBT desde 2015 e possui canal no YouTube com 1,09 milhão de inscritos e 168 vídeos.

Em agosto de 2023, a audiência do programa atingiu seu melhor desempenho na TV aberta, ficando em segundo lugar (registrando média de 4,2 pontos, 9% de share e 5 pontos de pico). Ao mesmo tempo, a emissora terceira colocada obteve apenas 3,2 em média.

Em janeiro de 2024, Nadja Haddad, apresentadora da atração, confirmou que Bake Off Brasil chega à sua última temporada.

3- Que história é essa, Porchat? (GNT)

Em julho de 2023, foi lançado o programa “Que História É Essa, Porchat?” registrou sua maior audiência desde agosto de 2022. Em São Paulo, o programa marcou 10 pontos com 23% de share, e no Rio de Janeiro foram 13 pontos com 27% de share.

O programa de comédia de Fábio Porchat também está disponível no YouTube. O ator tem compartilhado pequenas entrevistas no formato de seu programa no GNT, com o público idoso, para atrair ainda mais esse segmento de telespectadores.

O programa “Que História é Essa, Porchat?” tem 801 vídeos no YouTube. A nova temporada do programa tem estreia confirmada para março de 2024. O primeiro episódio será ao vivo e a equipe planeja um especial para comemorar o quinto aniversário do programa.

4- Saia justa (GNT)

Outro programa de TV, também do canal GNT, que atrai audiência no YouTube é o Saia Justa. O canal também tem bom desempenho na plataforma de vídeos com outros programas do gênero comportamental, entrevista e culinária.

Saia Justa conta com uma audiência de mais de 5 milhões de telespectadores na televisão paga. Em 2021, o programa tinha mais de 22 milhões de impressões mensais no Facebook, Instagram e YouTube.

O programa de televisão Saia Justa é exibido no canal brasileiro por assinatura GNT desde 2002. Estreou em 17 de abril de 2002 e, desde então, é um dos programas de maior audiência do canal.

Teve diversas formações desde então, sendo a última apresentada por Astrid Fontenelle, Larissa Luz, Bela Gil e Gabriela Prioli. Astrid Fontenelle despediu-se do programa em 2023, após 11 anos. A primeira formação do programa contou com a participação da cantora e compositora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da escritora Fernanda Young.

5- MasterChef Brasil (Banda)

A temporada 2023 do MasterChef Brasil com amadores, transmitida pelo canal Band, teve média de 1,8 milhão de visualizações por episódio no YouTube. O canal oficial do MasterChef Brasil no YouTube conta com 5,06 milhões de inscritos e 4,7 mil vídeos.

O programa de TV está disponível em dispositivos móveis na App Store e no Google Play. Também é possível assistir ao programa a partir do dia seguinte no canal do MasterChef no YouTube.

Em 2022, nenhuma versão do MasterChef superou a média de 2,7 pontos da Grande São Paulo. Quando chegou ao Brasil, o reality teve média de 7 pontos e chegou até à liderança, vencendo a Globo em alguns episódios após a meia-noite. Fenômeno de audiência na TV aberta, que migrou para o YouTube atingindo também recorde de visualizações.

Transmissões esportivas também fazem sucesso no YouTube

Depois que o apresentador Galvão Bueno se despediu da Rede Globo e narrou a transmissão de um jogo no YouTube, mais olhares se voltaram para as transmissões da plataforma.

Aqui estão alguns jogos de TV que tiveram maior audiência no YouTube:

  • Final do Paulistão Feminino de 2021 (a final do Paulistão Feminino entre Corinthians e São Paulo registrou 120 mil aparelhos conectados simultaneamente ao YouTube).
  • Jogo entre Austrália e Irlanda (em 2023, o jogo entre Austrália e Irlanda atraiu 136 mil dispositivos conectados, superando o recorde anterior de 120 mil dispositivos conectados simultaneamente.
  • Clássico entre Vasco e Flamengo (em 2023, o clássico entre Vasco e Flamengo teve mais de 15 milhões de visualizações no YouTube e quase 1 milhão no Twitch.

A CazéTV lidera a lista de vídeos mais populares do YouTube e também bateu o recorde mundial de audiência de futebol, com 136 mil aparelhos conectados simultaneamente.

Originalmente publicado em https://olhardigital.com.br/2024/02/13/dicas-e-tutoriais/5-programas-da-tv-que-fazem-mais-sucesso-no-youtube/