Banco Central trabalha para que inflação volte para meta e tem como alvo agora 2023, diz Damaso | Finanças


O diretor regulador da Banco Central (BC), Otávio Damaso, disse nesta terça-feira (5) que o Autoridade monetária funciona para que o inflação voltar à meta e reforçou que a meta agora é 2023, mas também mencionou as projeções para 2024.

“Estamos trabalhando para voltar ao objetivo [de inflação], e a convergência está começando a acontecer. Um dos indicadores que analisamos é o que o mercado projeta para frente. Vemos o processo de redução da inflação [expectativas] para 2023 e ainda mais para 2024”, disse, em evento promovido pela Universidade de Brasília (UnB).

Na última decisão, em junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) olhou totalmente para a inflação de 2023. O prefeito, Roberto Campos Netoreforçou em entrevista coletiva que 2024 está fora do chamado horizonte relevante, período para o qual o BC entende que a política monetária tem efeito.

Na próxima reunião, em agosto de 2024, entra no foco de atuação da autoridade monetária, mas em menor escala.

Otávio Damaso, diretor do BC, diz que a autoridade monetária vê um processo de redução da inflação para 2023 e ainda mais para 2024 — Foto: Beto Nociti/BC


.

Deixe uma resposta