Bombeiros alertam sobre cuidados no contato com caravelas no litoral sergipano


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM / SE) alertou a população sobre o cuidado com as caravelas que começaram a surgir no litoral do estado.

Segundo o comandante do Grupo de Busca e Resgate, Major Márcio Caldas, a maior incidência de caravelas está relacionada ao período de reprodução da espécie, além da chegada de correntes frias ao litoral.

“Devemos ter cuidado para evitar o contato, pois os tentáculos desses animais liberam toxinas, mesmo quando já estão na areia, principalmente no que diz respeito às crianças”, disse.

Segundo o comandante, o contato com os tentáculos pode gerar sintomas leves, como vermelhidão e queimação em uma pequena área. “Nesses casos, a indicação é lavar com vinagre ou água do mar para amenizar os sintomas. Não esfregue a área ou adicione água doce, o que pode piorar esses sintomas. ”

Também há casos em que é necessário procurar atendimento médico imediatamente, como quando uma grande área é afetada, quando as áreas são face e tórax, ou quando a vítim* apresenta sintomas como náuseas, vômitos e falta de ar.

Deixe uma resposta