Aracaju iniciará campanha antirrábica na próxima segunda, dia 4


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
A estimativa é vacinar 57.076 animais, 43.905 cães e 13.171 gatos (Foto: arquivo / SMS)

Começou nesta segunda-feira, dia 4, a primeira fase da Campanha de Vacinação Anti-rábica para cães e gatos na capital, na capital Aracaju, com estações móveis até o dia 14 de outubro. A ação é concretizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem como alvo a prevenção da raiva canina e felina. A estimativa é vacinar 57.076 animais, 43.905 cães e 13.171 gatos.

“A partir de hoje até o dia 14, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando dosagens nos animais das residências visitadas, de lar em lar, para atender os tutores que residem em áreas de árduo acesso a postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia para proteger a população como um todo ”, explica a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

Imunização de animais de acordo com Marina, animais com idade a partir dos 3 meses podem ser imunizados. Nesta primeira etapa, partiremos em quatro pontos da cidade. E, para que o animal receba a dose, o tutor deve apresentar a carteira de vacinação do animal.

“Essa primeira fase da campanha começou na Zona de Expansão, mediante estações móveis, com vacinação casa-a-casa. Essa estratégia se deu pela dificuldade de acesso a pontos fixos no local. Hoje, as equipes estavam distribuídas nos seguintes locais: Residências próximas às Chácaras da Aroeira, 3 Porquinhos e Guaxuma; Coqueirais, Cajueiro e Fazendas do Loteamento Sítio Terêncio e Robalo ”, enfatiza.

Doença Segundo o veterinário Sidney Michael, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta mamíferos. Uma vez instalada no corpo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, sendo a agressividade um dos mais característicos.

“É transmitido pela picada, lambida e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Animais com raiva morrem dentro de 10 dias do começo dos sinais clínicos. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, doença grave que sempre leva à mort3, no caso dos animais, e com poucos casos de cura no homem, todavia com sequelas importantes. Animais raivosos costumam apresentar sinais neurológicos, dificuldade para engolir, convulsões, paralisia, não reconhecem o dono, apresentam salivação e agressividade ”, enfatiza.

Protocolo para casos incriminados

Na suspeita de casos de raiva, o CCZ deve ser avisado para fazer o acompanhamento do caso e realizar os exames necessários logo após o óbito. É relevante informar ainda que, em caso de picadas de cães, gatos conhecidos ou desconhecidos e morcegos, as pessoas procuram atendimento médico para iniciar o protocolo de vacinação pós-exposição e para que o animal fique em observação por um período de 10 dias.

A moradora de Robalo, Gildete Rígido, aprovou a vacinação. Em sua lar, dois gatos foram imunizados. “Eu não conseguiria sair de lar com esses dois animais para vacinar, nesse caso acho muito relevante que a SMS faça essa vacinação em nossas casas. É uma forma de proteger nossos animais de uma doença que não tem cura. A vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal, que pode ser transmitida ao ser humano, por isso é relevante para nós, residentes, mantermos as portas abertas para a vacinação dos nossos animais de estimação ”, assegura.

Volantes ativos

5º dia – Vila São José; Várzea Grande e Robalo

6º dia – Areia Branca

7º dia – Bares na Rodovia Ayrton Senna e Escurial; Fazendas nos Loteamentos Taubaté e Malvinas; Loteamento Galego e Loteamento Matapuã

Dia 8 – Loteamento Recreio (Inclui sítios e fazendas próximas); Ponta da asa e locais na antiga estrada de lixo; Estrada de despejo conjunta residencial nova e velha; Aldeia de Alloque e invasão logo após o paraíso

Fonte: PMA

Deixe uma resposta