Cargueiro autônomo completa viagem de 790 km no Japão sem nenhuma colisão

Cargueiro autônomo completa viagem de 790 km no Japão sem nenhuma colisão


Um cargueiro autônomo operado pela empresa israelense Orca AI completou uma viagem de 790 km pela baía de Tóquio (Japão) sem intervenção humana em 99% do tempo. Durante a viagem, o enviar conseguiu evitar, sem assistência do operador, entre 400 e 500 colisões.

O cargueiro, batizado de Suzaku, saiu da capital japonesa e passou 40 horas em alto mar – ao todo, foram 107 manobras na água. Pesando 749 toneladas, conseguiu navegar tranquilamente pela Baía de Tóquio, uma das mais congestionadas do mundo, e chegar com segurança ao porto de Tsumatsusaka, na Baía de Ise, no sul do Japão. A viagem aconteceu esta semana.

publicidade

“A primeira viagem autônoma comercial do mundo é um marco significativo e esperamos ver grandes empresas de transporte implantando tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) e visão computacional para materializar a visão do cargueiro autônomo”, disse o cofundador e CEO da Orca. . AI, Yarden Gross, em um comunicado de imprensa.

Orca AI/Divulgação

com sede em Israel, a Orca AI é desenvolvedora de plataformas de software de segurança para embarcações marítimas. Fundada em 2018 por dois especialistas em tecnologia naval, a empresa combina sensores com sistemas de segurança existentes a bordo de navios para melhorar a viagem, conectando as embarcações à costa com relatórios diários.

Em setembro do ano passado, a Orca AI fez parceria com o grupo japonês NYK (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha) para testar sua tecnologia autônoma em uma viagem de cargueiro. A jornada, que também foi apoiada pela organização sem fins lucrativos Nippon Foundation, foi usada como uma pesquisa-teste para apoiar o avanço da viagens marítimas autônomas. No vídeo abaixo, você pode ver como a IA da tecnologia foi usada no Suzaku.

Sistema de navegação autônomo tem 18 câmeras de bordo e visão 360º

O sistema de navegação do Orca AI foi configurado para funcionar como um “guardião humano”. Segundo a empresa, ele fornece, a partir de 18 câmeras de bordo, detecção, rastreamento, classificação e estimativa de alcance da embarcação em tempo real, com visão 360º, dia e noite.

“Com grande parte do comércio internacional do Japão dependendo do transporte marítimo, é imperativo encontrar soluções tecnológicas que tornem o transporte mais seguro”, disse Hideyuki Ando, ​​do grupo NYK, sobre a viagem bem-sucedida do cargueiro e o futuro do transporte. “O sucesso do projeto, realizado a milhares de quilômetros do Japão e com hardware e software complexos sendo enviados e atualizados de forma regular e remota, é um excelente exemplo do potencial da tecnologia para transformar a indústria.”

Os algoritmos de IA do Orca são alimentados por IA e aprendizado de máquina e foram construídos de acordo com dados coletados do cargueiro um ano antes da viagem. Isso ajudou o software a identificar alvos no ambiente complexo da Baía de Tóquio. Os dados em tempo real foram monitorados no centro de operações da frota na capital japonesa, a centenas de quilômetros de distância.

Crédito da imagem principal: Orca AI/Disclosure

Consulte Mais informação:

Já assistiu nossos novos vídeos no Youtube? Inscreva-se em nosso canal!

Deixe uma resposta