» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
É comum o trabalhador desconhecer todas as siglas que envolvem a legislação brasileira. Mas é bom ter o conhecimento para reivindicar seus direitos no futuro. Se, em algum momento, o cidadão teve vínculo formal, com registro na carteira, ele recebe um número de inscrição no PIS, que é o Programa de Integração Social.

O PIS é um programa que dá direito, entre outras coisas, a um abono salarial todos os anos, mas apenas para alguns grupos. No entanto, o PIS só será distribuído a partir de janeiro do ano que vem. Devido à suspensão do benefício neste ano, os trabalhadores podem receber um valor equivalente a dois anos de contribuição, considerando 2020 e 2021.

O adiamento ocorreu porque o governo preferiu investir o valor que seria utilizado nas distribuições do PIS / Pasep, no custeio do Benefício de Manutenção de Emprego e Renda (BEm). Portanto, os valores só começarão a ser pagos entre fevereiro e junho de 2022.

Mas você sabe o que é PIS? Como você sabe se tem direito a esse dinheiro? Vamos explicar.

Quem tem direito ao PIS?

O abono é pago a quem trabalhou com carteira de trabalho assinada ou como servidor público no ano anterior (Pasep). Para ser elegível, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês.

O valor varia de acordo com o tempo de trabalho da pessoa. Quem trabalha no setor privado pode se retirar da Caixa. Servidor público sacou dinheiro do Banco do Brasil. Neste caso muda a nomenclatura para Pasep. Para ser elegível, você deve seguir as regras:

Quem trabalhou com carteira de trabalho assinada há pelo menos 30 dias no ano anterior;

Ganhou no máximo dois salários mínimos por mês, em média;

Está inscrito no PIS / Pasep há pelo menos cinco anos;

A empresa onde você trabalhou deve ter informado corretamente os dados ao governo.

Onde posso consultar e qual é o valor do PIS?

Para saber se tem direito ao abono salarial, basta fazer uma consulta através do aplicativo Caixa Trabalhador e ou através do call center no número 135.

O valor pago é de até um salário mínimo (R $ 1.100 em 2021) e varia de acordo com o tempo de trabalho da pessoa. Se ela trabalhou o ano todo, ela ganha um salário mínimo. Se você trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.

Onde posso obter o PIS?

Por meio da Caixa Econômica Federal. O banco abriu uma conta de poupança social digital gratuita para quem ainda não a tinha.

Para quem já possui conta na Caixa, o depósito é feito diretamente na conta, caso haja saldo acima de R $ 1 e movimentação.

Fonte: jornal de contabilidade

    .

Deixe uma resposta