Em nota técnica, PMA orienta sobre isolamento para casos de covid-19

Em nota técnica, PMA orienta sobre isolamento para casos de covid-19

Link do nosso grupo simhttps://chat.whatsapp.com/EYIF9MIL0C9Ksg3Ju1VBsk


(Foto: SMS)

Diante do atual cenário epidemiológico da pandemia de covid-19, e para orientar a população e os profissionais de saúde sobre a atualização no tempo de isolamento para os casos da doença, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu o Nota nº 02/2022.

Segundo o documento, o tempo de isolamento de pacientes sintomáticos foi reduzido de dez para sete dias, e pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas, mas estão assintomáticas, não precisam se submeter ao isolamento.

“Nesta Nota Técnica, orientamos pacientes com síndromes gripais devido à covid e pessoas que foram expostas ao vírus ou tiveram contato com pessoas positivas. É importante considerar que ter o esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço, é um diferencial na avaliação do paciente que foi exposto ao vírus ou teve contato com pessoas infectadas. Por isso reforçamos a importância de obter sua dose contra a covid-19”, explica a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Conforme orienta a Nota Técnica, os pacientes com síndromes gripais por covid-19, quando positivos, mas sem sintomas, devem permanecer em isolamento por cinco dias, refazendo o teste no quinto dia. Se o resultado for negativo, ele sai do isolamento, mas se o resultado ainda for positivo, o paciente deve completar dez dias de isolamento domiciliar.

Pacientes com sintomas e resultado positivo para covid-19 devem permanecer em isolamento por sete dias, sem necessidade de novo teste. Pessoas que, após sete dias, ainda apresentarem sintomas respiratórios, devem completar dez dias de isolamento.

“Pessoas que tiveram contato com alguém que testou positivo, mas que estão assintomáticos e com o calendário vacinal completo, não precisam ficar em isolamento, fazendo o teste no quinto dia após esse contato”, explicou o secretário de Saúde de Aracaju.

Fonte: AAN

Deixe uma resposta