Fase de consulta pública online do Plano Diretor encerra nesta terça


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
O Plano Diretor visa promover o ordenamento da ocupação dos espaços públicos de Aracaju (Foto: Ana Lícia Menezes)

A população de Aracaju tem até esta terça-feira, dia 5, para conferir, online, os documentos referentes ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) e contribuir com sugestões e críticas ao projeto, no site www.aracaju. se.gov.br/pddu.

A versão apresentada no site, que também é debatida em audiências públicas presenciais nos bairros da capital, foi consolidada por meio de uma série de estudos, reuniões, relatórios, visitas técnicas e discussões internas. Qualquer cidadão pode consultar a minuta completa, juntamente com os mapas e anexos, e dar a sua opinião.

O secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, ressalta a importância da colaboração online, com fácil acesso aos documentos que compõem o Plano Diretor.

“É a forma mais prática, porque basta a pessoa verificar a minuta e demais informações, preencher o Termo de Aceitação e registrar sua sugestão. Dessa forma fácil e prática, Aracajuanos exercita sua cidadania na palma da mão ”.

Paralelamente, o Município de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realiza audiências públicas nos bairros, nas quais a população, entidades, parlamentares, gestores e demais membros da sociedade civil são envolvidos de forma escrita e falada . .

Já foram realizadas quatro audiências, nos bairros Santos Dumont, Santo Antônio, América e Ponto Novo. Esta terça-feira, dia 5, vai decorrer no bairro da Atalaia, na Emef Anísio Teixeira. No dia 7, será no bairro do Bugio, no Emef Manoel Bonfim; e no dia 13, no São José, no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. A programação termina no dia 14, na Areia Branca, no Emef Professor Florentino Meneses.

As contribuições serão sistematizadas e debatidas internamente. Em seguida, o Plano Diretor terá sua minuta finalizada, apresentada ao Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município de Aracaju (Condurb) e encaminhado ao Município de Aracaju para apreciação dos parlamentares.

PDDU

O Plano Diretor visa promover o ordenamento da ocupação dos espaços públicos do município, oferecendo um mecanismo de engajamento popular democrático e participativo. Elabora diagnósticos urbanos e estabelece diretrizes para organizar, proteger o meio ambiente e garantir o direito à cidade.

Fonte: AAN

Deixe uma resposta