Ipesaúde orienta beneficiários sobre segurança do paciente


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente promove um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. (Foto: Ascom / Ipesaúde)

A segurança do paciente é um conjunto de qualidades que, sem atenção e cuidados adequados, podem levar a erros e falhas que afetarão a saúde do paciente. Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente promove um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde e o tema vem sendo discutido pela equipe do Ipesaúde, acoplado aos beneficiários, conforme explica a fisioterapeuta Mayana Cibely.

“Essa educação continuada é muito significativo para informar os pacientes sobre a segurança que eles precisam ter tanto na saída de residência, porém principalmente dentro de residência. Dessa forma, a segurança do paciente e cuidadores ainda serve para evitar possíveis lesões, acidentes, incidentes, que nem para reduzir maiores danos à saúde e múltiplos transtornos para a família ”, comenta Mayana Cibely.

Raimunda Alves, beneficiária do Ipesaúde, cuida do pai de 102 anos. Sua família sempre tenta dar-lhe o banho correto, seca, passa óleo e tem um cuidador que sabe os horários dos remédios e da alimentação. “Quanto mais fizermos isso, quando ele sair desse planeta não vai sofrer tanto, temos muito cuidado com ele”, diz.

Trabalho seguro

No atendimento ambulatorial do Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto do Ipesaúde, por exemplo, a segurança do beneficiário está presente desde a entrada na unidade até a saída, com base em medidas como: obrigatoriedade do uso de máscara; verificar a temperatura; higiene das mãos com álcool 70%; distâncias nas cadeiras; uso de EPI por profissionais; limpeza de equipamentos logo após consulta de enfermagem e utilização de ambiente higienizado.

SPA

O Trabalho de Pronto Atendimento do Ipesaúde, que oferece atendimento emergencial 24 horas aos beneficiários, ainda destaca a seriedade de se promover um ambiente seguro e um atendimento humanizado a todos os pacientes, conforme explica a coordenadora Luiza Nauane. “A segurança do paciente é significativo para garantir a característica do atendimento na redução dos eventos adversos que a assistência à saúde pode causar ao cliente. Com isso, o SPA, baseado em metas internacionais e nacionais, cumpre os pré-requisitos necessários para reduzir o risco de eventos adversos ”, explica.

Cuidado

Além do que, alguns cuidados já fazem diferença no dia-a-dia para a prevenção e segurança do paciente. “Dentro de residência, sempre há espaços livres, sem muitos móveis e utensílios amontoados e amontoados; utilizar pisos antiderrapantes, principalmente em áreas externas que apresentam maior risco de se molharem com as lavagens e chuva; dentro de residência, use corrimãos e grades de idosos para a segurança dos idosos. Além do que, tome cuidado com as camas das crianças e coloque uma grade de proteção tanto para crianças quanto para idosos e evite o uso excessivo de colchonetes para evitar que o paciente escorregue ou tropece, evitando quedas, fraturas ou outros problemas. E, por fim, calçados com costas para conceder melhor sustentação ao pé, dando mais firmeza durante a caminhada ”, enumerou a fisioterapeuta do Ipesaúde, Mayana Cibely.

O Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado na Rua Campos, 177, São José – Aracaju. Os números de proximidade são 3226-2828 e Whatsapp 98810-2828.

Fonte: Governo de Sergipe

Deixe uma resposta