Lasanha de berinjela e outras 8 receitas de massas deliciosas – Revista Seleções

Nada se iguala à lasanha em termos de aceitação e praticidade. A versão mais saudável desse prato saboroso promete conquistar qualquer paladar. A massa instantânea, que cozinha no forno, agiliza o preparo. Portanto, não tem desculpa para não preparar hoje mesmo essa lasanha de berinjela ou as outras receitas que selecionamos.
Você pode montar a lasanha com antecedência, cobrir e deixar na geladeira por até dois dias ou congelar por até três meses (descongele na geladeira antes de levar ao forno).
Ingredientes
Para o molho bechamel:
Para o molho de tomate:
Modo de preparo
1 – Para o molho bechamel, coloque o leite, a cenoura, a chalota, o louro, o cravo-da-índia, a salsa e os grãos de pimenta-do-reino numa panela e espere levantar fervura. Apague o fogo, tampe e deixe em infusão por 30-40 minutos.
2 – Enquanto isso, numa panela grande, em fogo médio, aqueça o azeite, junte a cebola e frite por 6-8 minutos, até que estejam macias, mas não douradas.
3 – Adicione o alho e cozinhe por mais 1-2 minutos. Acrescente os tomates e o orégano e ferva em fogo baixo, sem tampar, por 45 minutos, mexendo com frequência ou até que reduza a um terço da quantidade inicial. Tempere a gosto.
4 – Nesse meio-tempo, cozinhe as berinjelas no vapor, em apenas uma camada, por 4-5 minutos cada porção, até estarem macias. Reserve.
5 – Cozinhe em água fervente algumas folhas de lasanha por 8 minutos ou até que estejam macias. Passe na água fria, escorra bem e reserve.
Continua →
6 – Para finalizar o molho bechamel, coe o leite e descarte os temperos. Numa panela, derreta a margarina, adicione a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto. Aos poucos, acrescente o leite e espere ferver, sem parar de mexer até o molho ficar denso o suficiente para cobrir a superfície das costas de uma colher. Cozinhe por 3 minutos e adicione sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora, a gosto.
7 – Enquanto isso, aqueça o forno a 180°C e unte um refratário de 25 x 20 x 5 cm com azeite. Cubra o fundo com 3 folhas da massa para lasanha, espalhe metade do molho de tomate e polvilhe com metade do manjericão. Coloque por cima metade da berinjela numa única camada e regue com um terço do molho bechamel. Repita o procedimento e cubra com folhas de lasanha. Regue com o restante do molho bechamel e polvilhe com queijo parmesão.
8 – Asse a lasanha por 35-40 minutos, até estar bem dourada e borbulhante. Sirva no próprio refratário.
Ingredientes
Modo de preparo
1. Em uma panela grande, ferva água com um pouco de sal para cozinhar o penne.
2. Em uma tigela, misture a ricota, 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado, a salsa, as raspas e o suco de limão, sal e pimenta-do-reino até obter uma massa homogênea.
3. Jogue o penne na água fervente e cozinhe, mexendo de vez em quando, durante 4 minutos. Acrescente os aspargos e cozinhe até a massa ficar al dente (cozida, porém firme) e os aspargos estarem macios (mais 4 ou 6 minutos). Reserve 1/3 de xícara da água em que a massa foi cozida. Escorra o penne e os aspargos e coloque-os em uma tigela grande.
4. Acrescente a água reservada do cozimento da massa à ricota, batendo até obter um molho uniforme. Misture a massa com o molho de ricota. Sirva com o queijo parmesão restante. Uma porção equivale a 1 1/2 xícara.
Essa receita saborosa e vegetariana você confere clicando aqui!
Ingredientes
Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 200°C. Unte um refratário de 23 cm x 33 cm com spray antiaderente de uso culinário.
2. Em uma frigideira, cozinhe a linguiça em fogo médio, esmigalhando-a com uma colher de pau, até dourar (de 2 a 4 minutos). Escorra a linguiça em papel-toalha. Transfira para uma tigela grande. Junte o molho marinara, o orégano e a pimenta-malagueta.
3. Cozinhe o espinafre no vapor até ficar macio. Resfrie sob água fria corrente. Escorra bem o espinafre e aperte-o para retirar o excesso de umidade. Em uma tigela, bata o ovo com a ricota até obter uma massa homogênea. Adicione o espinafre, 1/4 de xícara de queijo parmesão, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Misture bem.
4. Em um prato fundo ou tigela, coloque 3 tiras de massa de lasanha de molho em água quente enquanto monta a lasanha. Espalhe cerca de 3/4 de xícara do molho marinara com linguiça no fundo do refratário. Arrume 3 tiras secas de lasanha por cima do molho. Espalhe sobre elas cerca de 1 1/3 de xícara da mistura de espinafre. Com uma colher, distribua o molho marinara sobre o espinafre. Salpique 1/3 de xícara de mozarela. Adicione outra camada de massa seca e repita as camadas seguintes mais duas vezes. Retire as tiras de massa que ficaram na água, sacuda-as para retirar o excesso de água e arrume-as por cima da lasanha. Espalhe o restante do molho marinara uniformemente sobre a camada final de massa.
5. Cubra a lasanha com papel-alumínio e leve ao forno durante 35 minutos. Salpique com a 1/2 xícara restante de queijo parmesão e 1/3 de xícara de mozarela. Leve novamente ao forno, sem cobrir com papel-alumínio, até a massa ficar cozida e a lasanha começar a borbulhar (cerca de mais 15 minutos). Deixe descansar durante 5 minutos antes de servir. Uma porção equivale a um pedaço de 11 cm x 9 cm.
Que tal uma versão japonesa do famoso macarrão. Confira essa receita prática e diferente, e prepare hoje mesmo!
Ingredientes
Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 200°C. Unte um refratário quadrado de 20 cm com spray culinário. Em uma panela grande, ferva água com um pouco de sal para cozinhar a massa.
2. Em uma tigela, bata 1/4 de xícara de leite frio com a farinha de trigo até obter uma pasta lisa. Reserve. Em uma panela, aqueça a 1 1/2 xícara de leite restante em fogo médio até começar sair fumaça. Adicione a pasta de farinha de trigo e cozinhe, mexendo sempre, até o molho ferver e engrossar (de 2 a 3 minutos). Retire a panela do fogo. Adicione o queijo cheddar, mexendo até que derreta. Junte o queijo cottage, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino.
3. Cozinhe o espinafre segundo as instruções da embalagem. Escorra, resfrie sob água fria corrente e aperte para retirar o excesso de água.
4. Cozinhe o macarrão na água fervente, mexendo sempre, até ficar quase macio (de 4 a 5 minutos – o macarrão vai continuar a cozinhar quando for ao forno.) Escorra, lave em água fria corrente e escorra novamente.
5. Em outra tigela, misture o macarrão com o molho de queijo. Espalhe metade do macarrão no refratário. Por cima, arrume o espinafre com uma colher. Sobre ele, espalhe o restante do macarrão. Salpique com germe de trigo.
6. Leve ao forno até borbulhar e ficar dourado. Uma porção equivale a 1 1/3 de xícara.
Ingredientes
Modo preparo
1. Em uma panela grande, ferva água com um pouco de sal para cozinhar a massa. Em uma frigideira, cozinhe a linguiça em fogo médio, esmigalhando-a com uma colher de pau, até dourar (de 3 a 5 minutos). Transfira-a para um prato forrado com papel-toalha para escorrer.
2. Coloque o azeite na frigideira. Acrescente a cebola e refogue em fogo médio, mexendo sempre, até amolecer (de 1 a 2 minutos). Adicione o alho e cozinhe, mexendo, de 10 a 20 segundos. Junte os tomates em cubos e amasse-os com a colher de pau. Acrescente o molho de tomate, o feijão, a água e a linguiça. Deixe ferver. Cozinhe, com a panela destampada, deixando em leve fervura sobre fogo moderado, mexendo de vez em quando, para realçar o sabor dos ingredientes (de 10 a 15 minutos). Tempere com pimenta-do-reino.
3. Enquanto isso, coloque a massa na água fervente e cozinhe durante 5 minutos. Acrescente a acelga e mexa para que ela fique imersa na água. Cozinhe até a massa ficar macia, porém firme, e a acelga ter murchado (mais 3 a 5 minutos). Escorra bem e transfira para uma tigela grande. Misture com o molho de tomate. Salpique queijo parmesão em cada porção. Uma porção equivale a 1 1/3 de xícara de massa com molho e 1 colher de sopa de queijo.
Usar o macarrão para incrementar a salada é uma ótima ideia. Veja algumas versões mais saudáveis e inove no cardápio do dia a dia.
Ingredientes
Modo de preparo
1. Em uma panela grande, ferva água com um pouco de sal para cozinhar a massa.
2. Em uma frigideira antiaderente, aqueça 2 colheres de chá do azeite em fogo médio a alto. Acrescente a berinjela e cozinhe, virando-a de vez em quando, até ficar escura e macia (de 5 a 7 minutos). Transfira-as para um prato.
3. Reduza a chama para fogo médio e adicione à frigideira as 2 colheres de chá de azeite restantes. Adicione a cebola e refogue, mexendo sempre, até amolecer (de 2 a 3 minutos). Junte o alho e a pimenta-malagueta. Cozinhe, mexendo, até liberarem seu aroma (cerca de 30 segundos). Acrescente os tomates e amasse-os. Deixe ferver. Coloque a berinjela nesse molho. Cozinhe, com a panela destampada, em fogo médio a baixo até os sabores se acentuarem e o molho engrossar (de 15 a 20 minutos). Acrescente um pouco de água se o molho engrossar rápido demais. Adicione 2 colheres de sopa da salsa. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
4. Enquanto isso, cozinhe a massa na água fervente até que fique al dente — macia, porém firme — (de 8 a 10 minutos ou segundo as instruções da embalagem). Escorra e despeje a massa na panela do molho. Misture bem. Salpique queijo feta, pinhão e um pouco da salsa (ou manjericão) restante em cada porção. Uma porção equivale a 1 1/3 xícara de massa com molho, 2 colheres de sopa de queijo feta e 1 colher de sopa de pinhão.
5 receitas com frango para variar o cardápio e sair do básico
20 receitas incríveis para você arrasar no almoço de domingo
6 coisas que você não fazia ideia que dava para fazer no micro-ondas
7 dicas para ter uma alimentação saudável no trabalho
Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

source

Deixe uma resposta