Grupo de notícias clique aqui

Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu no sábado, 10, liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O líder do partido de JairBolsonaro havia sido preso na última quinta-feira, 8, durante uma operação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado de 2022. Na época, Valdemar foi detido por uma ocorrência não relacionada à investigação: porte ilegal de arma de fogo.

No sábado, um dia depois de Moraes converter a prisão em prisão preventiva, a Procuradoria-Geral da República decidiu substituí-la por medidas cautelares. O ministro aceitou o parecer.

“Ocorre, porém, que, apesar de os requisitos que dão origem à prisão preventiva continuarem presentes, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadasjá que o investigado é idoso, 74 anos, e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça, sendo os objetos encontrados dentro de sua residência, no momento do cumprimento do mandado de busca e apreensão”, considerou o juiz .

Leia a decisão completa:

PET 12100LP

Originalmente publicado em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/leia-a-decisao-de-moraes-que-tirou-valdemar-costa-neto-da-prisao/