Poucos pontos na agenda do bolso unem a base do presidente e o acesso às armas. Entre os brasileiros que consideram mais segura uma sociedade com população armada, 53% declaram seu voto no Bolsonaro no primeiro turno das próximas eleições. Apenas 25% votam em Lula, 8% em Sergio Moro, 4% em João Doria e 2% em Ciro Gomes.
Os números constam da última pesquisa Datafolha. O instituto perguntou aos brasileiros o que eles pensam sobre armas, o direito a opiniões racistas, a proibição de casais gays em anúncios, o risco do comunismo e o papel das mulheres em certas profissões.
O Bolsonaro tem um desempenho acima da média entre os eleitores que concordam com as posições conservadoras na maioria desses itens. Nesse grupo de entrevistados, 41% dizem que o presidente tem um governo bom ou bom – muito mais do que os 22% que aprovam seu trabalho na população em geral.
Esse segmento também impulsiona o Bolsonaro a caminho das urnas. No primeiro turno, o presidente atinge 41% das intenções de voto entre os brasileiros que têm opinião conservadora na maioria dos pontos apresentados pelo Datafolha. É quase o dobro da nota que ele recebe de todo o eleitorado.
Apesar dos números impulsionados, a pesquisa revela que não há adesão automática de conservadores ao presidente. Entre os eleitores que são contra a presença de casais gays na TV, por exemplo, 40% declaram seu voto em Lula e 32% escolhem o Bolsonaro. No grupo que defende a criação do “dia do orgulho branco”, o PT também leva uma vantagem: 50% contra 23%.
PRESENT LINK: Você gostou deste texto? O assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
.