Opinião – Hélio Schwartsman: O que o Bolsonaro pensa sobre a vacina? #politica

Link do nosso grupo simhttps://chat.whatsapp.com/EYIF9MIL0C9Ksg3Ju1VBsk


O que o presidente Jair Bolsonaro pensa sobre a vacinação contra Covid-19? Há evidências de que ele não é exatamente um fã de imunizações. Algumas de suas afirmações sobre vacinas ganharam lugar de destaque na bestialógica nacional. “Se você se tornar um crocodilo, é um problema o seu. “” Se alguma mulher deixar crescer a barba ali, ou algum homem começar a falar magro, eles [Pfizer] não tem nada a ver com isso “.

O presidente, porém, não é consistente em seus disparates. Houve momentos em que ele tentou levar o crédito pela vacinação. Principalmente em março, o presidente e seus filhos ensaiaram uma mudança de discurso segundo a qual, graças aos esforços do governo federal, o Brasil seria o país que mais vacinou no mundo. Essa inflexão, porém, não avançou. Imagino que as revelações da CPI da Covid, instalada em abril, tenham tornado a narrativa insustentável.

Em qualquer caso, o presidente agora parece retornar à sua posição natural, tentando sabotar o vacinação infantil. O cálculo de Bolsonaro (se houver) é difícil de entender. O brasileiro já deixou claro, nas pesquisas e na adesão, que é a favor da imunização. As taxas de hesitação da vacina aqui são baixas. O presidente, portanto, tem pouco a ganhar eleitoralmente se levantando contra a campanha. Ele pode contar que sua atitude o deixará bem com a base radical, mas não afastará o eleitor pró-vacina. Pode ser, mas é arriscado. O que parece claro, dada a volubilidade do presidente sobre o assunto, é que, de fato, ele não liga se as pessoas vão se vacinar ou não e se vão morrer ou não.

Sempre defendi que as escolhas eleitorais deveriam ser as mais abertas possíveis, mesmo contrariando a Lei da Ficha Limpa. Mas, considerando os danos que um presidente com traços psicopatas pode causar, pode ser o caso de submeter os candidatos a um teste de personalidade, como já fazemos com os motoristas.

PRESENT LINK: Você gostou deste texto? O assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

    .

Deixe uma resposta