Pesquisa da UFS aponta locais com risco de deslizamento de encostas no Bairro Cidade Nova em Aracaju

Pesquisa da UFS aponta locais com risco de deslizamento de encostas no Bairro Cidade Nova em Aracaju

Link do nosso grupo simhttps://chat.whatsapp.com/EYIF9MIL0C9Ksg3Ju1VBsk


Levantamento da Universidade Federal de Sergipe (UFS), divulgado nesta sexta-feira (19), identificou 43 setores em risco de deslizamento no Bairro Cidade Nova, em Aracaju, sendo quatro de altíssimo risco, nove de altíssimo, 14 de médio e 16 baixo.

O estudo de risco geológico foi realizado entre 2019 e 2021, sendo dividido em três etapas: pré-campo, análise de campo e laboratório.

De acordo com o levantamento, um total de 1.417 pessoas distribuídas em 356 casas encontram-se em alguma situação de risco; “Conseguimos identificar 80 residências de alto risco. Já com risco muito alto, que é uma região que precisa de uma resposta mais emergente e de monitoramento mais ativo, foram identificadas 13 casas no bairro. Essas informações já foram repassadas aos órgãos responsáveis ​​”, explica a geóloga e pesquisadora Luísa Sampaio Franco.

“Com esse dimensionamento, podemos saber quantas pessoas moram em áreas de risco e quantas casas são construídas nessas áreas, para que possamos monitorar para que não haja aumento de construção nessas áreas, principalmente nos períodos de chuva. Isso permite que tudo seja planejado pelo município antes de qualquer desastre envolvendo deslizamentos e movimentação em massa ”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Major Sílvio Prado.

Deixe uma resposta