PMA amplia oferta de testes covid para mais seis UBSs de Aracaju

PMA amplia oferta de testes covid para mais seis UBSs de Aracaju

Link do nosso grupo simhttps://chat.whatsapp.com/EYIF9MIL0C9Ksg3Ju1VBsk


(Foto: SMS)

Diante do aumento de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a prestar atendimento a esses pacientes em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – além das urgências municipais em Fernando Franco e Nestor Vivo. Até a próxima semana, além das dez UBSs que já realizam testes para detecção da covid-19, outras seis vão disponibilizar testagem.

De acordo com a assessora técnica da Rede de Atenção Básica (Reap), Josivânia Mesquita, os usuários com sintomas de gripe podem procurar a UBS mais próxima para receber atendimento médico. Caso seja necessária a realização de exames, o paciente será encaminhado para uma das unidades com este serviço.

“É importante destacar que passar pela avaliação médica é fundamental para descartar ou não a suspeita de covid. Por isso, orientamos a população a procurar a unidade mais próxima, para que receba atendimento médico e, quando necessário, seja encaminhado para testagem”, orienta Josivânia.

A rede municipal de saúde disponibiliza dois tipos de exames: Antígeno e RT-PCR. Para o teste rápido de antígeno em pessoas sintomáticas, a orientação é que seja realizado a partir do terceiro dia de sintomas, quando a coleta é feita através do swab nasal (swab), e a entrega do resultado ocorre em até 20 minutos.

O teste RT-PCR é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde, sendo recomendado que seja realizado entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Por meio de um swab nasal (swab), uma amostra é coletada para ser enviada e analisada pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen). Atualmente, a entrega do resultado leva até 72 horas, podendo ser prorrogada dependendo do volume de amostras no laboratório.

“É importante destacar que o município de Aracaju só faz a coleta e encaminha para o Lacen, que é o laboratório estadual. Existe esse prazo mínimo para a entrega do resultado, que pode variar, dependendo da demanda do laboratório. Quando a SMS recebe o relatório com os resultados, a equipe do MonitorAju entra em contato com os pacientes e inicia o monitoramento”, enfatiza a assessora técnica da Reap, Josivânia Mesquita.

filômetro

O Filômetro é uma ferramenta de monitoramento do fluxo de atendimento na rede de saúde da capital. Inicialmente, o serviço apenas atualizou o fluxo dos hospitais municipais e de duas Unidades Básicas de Saúde, mas desde o dia 10, todas as UBSs foram incluídas no sistema de monitoramento.

Atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do pagefilometro.aracaju.se.gov.br, é possível verificar a situação das filas, classificadas em três níveis, bem como o endereço de cada unidade de saúde.

Confira aqui as unidades que realizam testes para covid-19:
UBS Onesimo Pinto (Jardim Centenário)
UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa)
UBS Augusto Franco (Farolândia)
UBS Cândida Alves (Santo Antônio)
UBS José Machado de Souza (Santos Dumont)
UBS Santa Terezinha (Baixo)
UBS Eunice Barbosa (Coqueiral)
UBS Roberto Paixão (17 de março)
UBS Celso Daniel (Santa Maria)
UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré).

Fonte: PMA

Deixe uma resposta