Prefeitura de Aracaju autoriza reajuste de 12,5% na tarifa do transporte público – NE Notícias


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), autorizou, nesta sexta-feira, 13, uma atualização no valor da tarifa do transporte público no município. A partir de domingo, dia 15, as passagens de ônibus terão aumento de 12,5% e custarão R$ 4,50. O reajuste é necessário, principalmente, em função dos sucessivos aumentos no valor do diesel (47% somente neste ano). Além disso, a inflação acumulada nos últimos doze meses no país atingiu 12,13%.

O prefeito Edvaldo Nogueira revogou, em dezembro do ano passado, a Taxa de Gestão do Transporte Público – teve impacto de 2% no cálculo da tarifa. No mês passado, Edvaldo também reduziu a zero o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que incide sobre os serviços públicos oferecidos pelo setor.

o combustível

Pela primeira vez na história, o combustível passou a ser o principal item da tarifa de transporte, superando a mão de obra. Atualmente, representa 38,9% do custo das empresas que operam o transporte público, enquanto a folha de pagamento chega a 34,8%. Portanto, os constantes reajustes no valor do diesel tornaram inevitável o aumento das passagens de ônibus. Só nesta semana, o item teve reajuste de 8,87%. Este ano, o combustível já aumentou 47%.

Deixe uma resposta