“Os americanos têm vindo aos poucos alertando para o processo de ruptura, de forma camuflada, diplomática, com terminologia muito específica: acreditamos nas instituições. Toda vez que o presidente diz que pode haver fraude, eles, por outro lado, dizem: acreditamos nas instituições. Toda vez que ele afirma que pode haver uma contagem desfavorável, eles reiteram a transparência do processo eleitoral e a força da democracia brasileira”, diz Kalout.
Para o cientista, os ataques do presidente Supremo Tribunal Federal (STF)a concessão de indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o encontro com o alto comando da Defesa foram vistos de forma intimidadora. Em sua opinião, por ter interesses no país, os EUA temem o resultado da eleição e a reação de Bolsonaro.
“Victoria Nuland estava aqui, a subsecretária para assuntos políticos, e ela disse claramente: que confia nas instituições e num processo eleitoral limpo e transparenteque o Brasil tem experiência e nunca teve uma eleição contestada desde a redemocratização do país”, continuou Kalout.
Segundo fontes entrevistadas pela Reuters, o diretor de Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA disse a funcionários do Brasilano passado, que Bolsonaro deve parar de lançar dúvidas sobre as eleições antes de outubro.
Os comentários do diretor da CIA William Burns, que não haviam sido divulgados na imprensa até então, foram feitos em uma reunião a portas fechadas em julho de 2021, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto – que falaram sob condição de anonimato. .
Durante transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira, Bolsonaro proclamou que o pedido da CIA seria fake news.
“Seria extremamente deselegante para um agente de uma agência como a CIA ir a outro país para entregar uma mensagem. É mentira, fake news. Talvez eles queiram montar uma narrativa fora do Brasil”, disse o presidente-executivo.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo no dia 6 de agosto, pela TV e em nossas plataformas digitais.
Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022
-
1 dentro 12
Jair Bolsonaro, atual presidente da República, ingressou no Partido Liberal (PL) em 30 de novembro de 2021 e deve concorrer à reeleição. Veja outros possíveis candidatos à presidência em 2022
Crédito: Alan Santos/PR -
dois dentro 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é pré-candidato do PT
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO -
3 dentro 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e Integração Nacional, pré-candidato à presidência pelo PDT
Crédito: LUCAS MARTINS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO -
4 dentro 12
João Doria venceu as primárias do PSDB e anunciou sua demissão do governo de São Paulo para ser pré-candidato do partido
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO -
5 dentro 12
Simone Tebet está cumprindo seu primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e foi anunciada como pré-candidata do MDB ao Planalto.
Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado -
6 dentro 12
Luciano Bivar é presidente da União Brasil e foi anunciado como pré-candidato do partido à presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão com o DEM
Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados -
7 dentro 12
Luiz Felipe d’Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
8 dentro 12
André Janones, atualmente deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à presidência pelo Avante.
Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias -
9 dentro 12
Eymael, pré-candidato à presidência pelo DC; já disputou eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Divulgação/Facebook Eymael -
10 dentro 12
Vera Lúcia é pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação -
11 dentro 12
Leonardo Péricles, candidato presidencial pela Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 -
12 dentro 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à presidência
Crédito: Divulgação