No ano passado, o turismo brasileiro cresceu 7,8% e faturou cerca de R$ 189,4 bilhões, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a entidade, os dados consolidam a recuperação do setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus.
Somente no mês de dezembro, o aumento foi de 1,1% sobre igual mês de 2022, com aumento de R$ 18,1 bilhões, o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020.
No desempenho anual, o resultado positivo foi impulsionado principalmente por atividades como aluguel de transportes, que cresceu 18,3% no período. Apenas o segmento rodoviário não teve bom desempenho em 2023, com queda de -4%.
O resultado de dezembro foi impulsionado pelo segmento de hospedagem, que cresceu 15,7%, e pelas receitas de transporte aéreo (4,4%). As agências de veículos também melhoraram seu desempenho (10,8%), consolidando o ano positivo, assim como o segmento de alimentação, com restaurantes e bares (8%). Por outro lado, houve queda no transporte rodoviário, com perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.
O estudo é baseado em informações da Pesquisa Anual de Serviços, utilizando dados atualizados com variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são reajustados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas atividades total ou parcialmente relacionadas ao turismo.
Apesar dos bons resultados e da expectativa de melhoria nas condições econômicas das famílias brasileiras, o setor teme o fim do Governo-prepara-projeto-de-lei-com-novo-programa-para-setor-de-eventos”>Programa de Retomada Emergencial do Setor de Eventos (Persa). “A entidade trabalha ativamente para manter o Perse, pois o programa, criado em 2021 para atender o segmento de eventos – que atua com diversas atividades turísticas, tem papel relevante no resultado final. Há consenso entre especialistas e observadores do setor de que a medida contribuiu significativamente para a manutenção dos Investimentos das empresas, renegociação de dívidas e geração de novos empregos após o período de pandemia”, escreveu a Fecomercio.
Originalmente publicado em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-03/turismo-brasileiro-cresceu-quase-8-em-2023-aponta-fecomercio