SES divulga programação para celebrar o Outubro Rosa


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
A SES preparou um programa para comemorar a mobilização em torno do Outubro Rosa. (Foto: Ascom / SES)

O mês de outubro marca uma campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama. Outubro Rosa mobiliza os profissionais de saúde e a sociedade em geral para a necessidade da mulher cuidar do seu corpo.

O movimento Outubro Rosa foi criado no início de 1990 por Susan G. Komen para a Fundação Cure. A data é comemorada com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama tem maior incidência em mulheres, com 29,7% dos casos. Dados de 2020 indicam 66.280 novos casos da doença no Brasil. É também o câncer que mata mais mulheres.

A pandemia Covid-19 trouxe mais desafios para as mulheres em termos de prevenção. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que houve queda de 84% no número de mamografias realizadas no país durante a nova pandemia do coronavírus, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Precisamos criar ações que chamem a atenção das mulheres para a necessidade do auto toque nas mamas e busquem a rede de atendimento para realizar exames anuais e, se houver diagnóstico de câncer de mama, o tratamento é feito no início da doença , onde a chance de cura é muito grande ”, disse a secretária de saúde, Mércia Feitosa.

Um vasto programa foi elaborado pela SES para comemorar a mobilização em torno do Outubro Rosa. Ao longo do mês, várias ações foram planejadas:

01/10 – Distribuição de laços e chocolates no Centro Administrativo da SES;
Distribuição de vínculos no Huse, MNSL, Milk Bank e CER IV;
Iluminação rosa nos prédios do Huse, MNSL, no Centro Administrativo da SES.
10/07 – Dia da Beleza no Centro Administrativo da SES.
08/10 – Dia da beleza e roda de conversa no CAISM.
13/10 – Dia da Beleza no setor de Oncologia do HUSE.
20/10 – Live October Pink “The Care Can’t Stop”. Transmissão do SES Instagram.
26/10 – Rodada de conversação e relaxamento no CAISM.

Fonte: Ascom / SES

Deixe uma resposta