TCE identifica indícios de irregularidades no processo de vacinação em Sergipe


» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.
Esta quinta-feira, 30, as sessões presenciais voltaram Tribunal de Contas do Estado (TCE / SE). Entre as pautas, o presidente do tribunal, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, apresentou laudo preliminar que constatou irregularidades no processo de vacinação contra o covid-19 em municípios sergipanos.

Segundo o presidente, “há mais de mil casos em análise por suspeita de fraude no processo de imunização em nosso estado”. preliminares.

Entre as situações verificadas pelo Tribunal de Contas estão a quebra da ordem de prioridade estabelecida no Plano Nacional de Imunizações, utilização de CPFs de pessoas falecidas, datas de vacinação incorretamente registradas, entre outras.

Ainda de acordo com o TCE, a ação de controlo foi efectuada pela Direcção de Controlo Externo de Obras e Serviços, através da Coordenação de Auditoria Operacional (CAOp), com base em informações disponibilizadas no portal de transparência da Secretaria de Estado da Saúde e dados da vacinados no sistema e-SUS Notifica, tendo como data-base o dia 26/07/2021.

Segundo o conselheiro Luiz Augusto, o acompanhamento processual no TCE caberá às Áreas de Controle e Fiscalização, por meio dos Coordenadores de Fiscalização e Controle responsáveis ​​pela fiscalização dos municípios onde foram apurados os casos. O trabalho de análise do TCE também contou com a participação do Departamento de Modernização e Tecnologia, por meio da Coordenação de Modernização, Suporte, Infraestrutura, Sistemas e Métodos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclareceu que “a responsabilidade pela aplicação das vacinas é do município. Assim como a inserção dos dados no sistema do Ministério da Saúde. A SES vem orientando as Secretarias Municipais a serem mais rigoroso no cadastramento da população para evitar possíveis falhas no processo de cadastramento ”.



Deixe uma resposta