Tesouro Direto: juros sobem e retorno de títulos públicos de inflação se aproximam dos patamares de agosto de 2018 #economia

Link do nosso grupo simhttps://chat.whatsapp.com/EYIF9MIL0C9Ksg3Ju1VBsk


O destaque da sessão desta quinta-feira (13) são os dados de serviços apresentados hoje, que mostraram que o setor cresceu 2,4% em novembro em relação a outubro. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação anual, o volume de serviços cresceu 10,0%, registrando a nona taxa positiva consecutiva. Ambos os números vieram bem acima das expectativas do mercado. A previsão de consenso da Refinitiv subiu 0,2% mês a mês e 6,5% em relação aos dados de novembro de 2020.

Investidores também acompanham o encontro de Paulo Guedes, ministro da Economia, com Isac Moreno, presidente do sindicato que representa os auditores fiscais federais. Os protestos se espalham pelo país e devem reunir outras categorias de servidores públicos.

No cenário internacional, os agentes financeiros aguardam os dados da inflação ao produtor nos Estados Unidos, além dos pedidos semanais de auxílio-desemprego.

Nesse contexto, o mercado de títulos públicos apresentou altas taxas na manhã desta quinta-feira. Às 9h50, os juros pagos pelo Tesouro IPCA+ 2035 e 2045 eram de 5,69% ao ano, ante 5,65% no dia anterior.

Com isso, esses títulos voltaram a se aproximar do patamar observado em agosto de 2018, quando ambos ofereciam retornos reais de 5,69% ao ano. Esse valor, no entanto, não é um registro para nenhum deles.

Os retornos oferecidos pelo Tesouro IPCA+ 2040 e 2055, por sua vez, permaneceram no mesmo nível recorde alcançado no dia anterior, levando em consideração as taxas de fechamento. Ambos pagam juros semestrais e começaram a ser negociados em fevereiro de 2020.

No início dos negócios hoje, os títulos com vencimento em 2040 e 2055 renderam um retorno real de 5,68% e 5,71%, respectivamente. O pagamento real do primeiro título foi ligeiramente superior aos 5,65% vistos ontem. Enquanto isso, o segundo papel ofereceu o mesmo retorno real do dia anterior.

CONTINUAR APÓS ANUNCIAR

Entre os títulos prefixados, o título com vencimento em 2031 oferecia juros de 11,32% ao ano, acima dos 11,23% vistos ontem. Ao mesmo tempo, a Tesouraria Prefixada 2026 oferecia taxa de 11,27% ao ano, percentual superior aos 11,19% do dia anterior.

Como resultado, pela terceira sessão consecutiva, o título de 2026 teve um retorno menor que o de 2031.

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que foram ofertados na manhã desta quinta-feira (13):

Fonte: Tesouro Direto

Serviços

O destaque da agenda econômica local são os números de atendimento. Segundo o IBGE, o setor já está 4,5% acima do nível pré-pandemia registrado em fevereiro de 2020, mas está 7,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Em novembro, quatro das cinco atividades investigadas cresceram, com destaque para os serviços de informação e comunicação (5,4%), que recuperou a perda de 2,9% verificada nos dois meses anteriores. Como resultado, a atividade está em um nível 13,7% acima de fevereiro de 2020.

Em termos acumulados, de janeiro a novembro de 2021, a taxa foi de 10,9%.

Os dados de outubro, segundo o IBGE, foram revisados ​​de uma queda de 1,2% para uma queda mais expressiva, de 1,6%.

Reajustes, fundo eleitoral e Refis

No cenário político, as atenções estão voltadas para o encontro entre o ministro Paulo Guedes e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, que acontece no final do dia.

CONTINUAR APÓS ANUNCIAR

Ontem (12), a associação informou que 1.288 cargos já foram entregues ao órgão, como forma de protesto ao reajuste que deve ser feito apenas aos policiais federais em 2022, conforme previsto no Orçamento deste ano.

As reivindicações, no entanto, atingem outras carreiras do funcionalismo público. Segundo o jornal Valor Econômico, pelo menos 46 categorias de servidores vinculados aos três Poderes já optaram por aderir aos protestos na próxima terça-feira (18), como forma de pressionar por reajustes salariais.

Ainda na frente política, André Mendonça, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Presidência da República, ao Senado e à Câmara dos Deputados informações sobre a criação do fundo eleitoral para as campanhas deste ano, após ação movida pelo Novo Partido.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a 2022 permitiu o aumento dos recursos do fundo eleitoral para R$ 4,9 bilhões. Inicialmente, o repasse poderia chegar a R$ 5,7 bilhões, mas foi reduzido pelo Congresso após embates políticos e pressão popular.

Governo e Congresso também chegaram a um acordo após o presidente vetar o Refis do Simples (Relp), aprovado no Congresso. O governo justificou o veto alegando que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal e a lei que impede benefícios em anos eleitorais.

Será promulgada uma lei que estende de 31 de janeiro a 31 de março a regularização de dívidas. Até essa data, o Congresso terá retornado do recesso e anulará o veto presidencial.

Onde investir 2022

A InfoMoney – em parceria com a XP Investimentos – reúne alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo no evento Onde Investir 2022, online e gratuito, transmitido no canal da InfoMoney no YouTube. Confira a programação desta quinta-feira:

18h15O que esperar da economia mundial em 2022? Previsões de Blackstone, com Joe Zidle (Blackstone). Acesse o link da transmissão aqui.

CONTINUAR APÓS ANUNCIAR

radar internacional

No mercado internacional, as bolsas andam de lado. Nos Estados Unidos, após dois pregões de alta para todos os índices, os futuros estão estáveis.

“As bolsas internacionais despontam sem movimentos significativos, enquanto os investidores digerem os dados da inflação ao consumidor americano (IPC), chegando a 7% no acumulado anual, que é seu maior valor desde 1982”, explica a XP Investimentos, em seu chamada matinal.

Além disso, analistas também apontam as informações divulgadas ontem (12) pelo Livro Bege, destacando o fato de que o mercado de trabalho americano desacelerou não por falta de demanda, mas pela baixa oferta de mão de obra.

Hoje, o destaque nos EUA é a divulgação dos dados da inflação ao produtor em dezembro e dos números de novos pedidos de seguro-desemprego, ambos agendados para as 10h30.

Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus ativos de renda fixa:[/newsletter-signup]


.

Deixe uma resposta