» Siga o MELHOR conteúdo do @radialistapessoa no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece em sua cidade.

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Um dia logo após a forte queda nas bolsas de valores em todo o planeta, o pregão desta terça-feira (5) é de menor aversão ao risco. A cena local, no entanto, de novo inspira cuidados.

Investidores repassam dados abaixo do esperado para a produção industrial brasileira em agosto. O mercado ainda acompanha a convocação do Ministro da Economia pela Comissão da Câmara e o convite ao presidente do Banco Central para falar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Os dois foram chamados para prestar esclarecimentos sobre no mar em paraísos fiscais.

No cenário externo, o mercado segue acompanhando o impasse sobre o teto da dívida dos EUA e a alta do preço do petróleo, que atingiu o maior nível em sete anos. A percepção de que o planeta se aproxima de um cenário de estagflação (inflação em alta, com economia estagnada) ainda desperta medo entre os investidores.

Nesse contexto, a maior parte dos públicos do Tesouro Direto operou com taxas elevadas na tarde desta terça-feira (5). O destaque são os prêmios pagos por títulos atualizados por índice de preços.

Na atualização às 15h30, os juros reais ofertados pelo Tesouro Nacional IPCA + com vencimento em 2026 era de 4,73% ao ano, contra 4,66% no começo da manhã. Um dia antes, o papel oferecia uma rentabilidade real de 4,64%. A rentabilidade real do Tesouro do IPCA, com vencimento em 2055 e pagamento de juros semestrais, foi de 5,02%, em linha com os 5,01% da véspera.

Entre os títulos prefixados, a rentabilidade dos títulos com vencimento em 2024, por exemplo, era de 10,20% ao ano à tarde, acima dos 10,17% ao ano verificados na abertura das negociações. Na tarde de segunda-feira, o jornal ofereceu um prêmio de 10,16%.

Os juros pagos sobre o título prefixado com vencimento em 2031, por sua vez, foi de 11,07%. Um dia antes, o título oferecia retorno de 11,05%.

Confira os preços e taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta terça-feira (5):

Taxas de tesouraria direta
Fonte: Tesouro Direto

Produção industrial

Na agenda econômica local, o mercado reflete a divulgação nesta terça (5) dos dados da produção industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). de acordo com o órgão, a indústria recuou 0,7% em agosto ante julho. Era o terceiro mês consecutivo de outono.

Com o resultado de agosto, a indústria está 2,9% abaixo do nível de fevereiro do ano passado, no cenário pré-pandêmico, e 19,1% abaixo do nível recorde registrado em maio de 2011. A produção industrial ainda contraiu 0,7% em relação a agosto de 2020.

No ano, o setor acumula ganhos de 9,2% e 7,2% nos últimos 12 meses. A queda registrada em agosto foi disseminada por 3 das quatro grandes categorias econômicas e pela maioria (15) dos 26 setores averiguados pelo indicador.

Os dados saíram piores do que o esperado. A expectativa dos analistas ouvidos pela Refinitiv era de queda de 0,4% na comparação mensal, e estabilidade na comparação anual.

Pandora Papers, Inflation and Fuels

Já na frente política, o destaque fica por conta da notícia de que a Comissão de Trabalho, Administração e Função Pública da Câmara aprovou nesta terça-feira (5) a convocação de Paulo Guedes, ministro da Economia, para explicar a movimentação financeira por meio no mar em paraíso fiscal.

O ministro ainda foi convidado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, junto do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para responder sobre o mesmo assunto. Ambos foram citados em reportagens do caso Pandora Papers, divulgado por um consórcio de imprensa internacional no fim de semana.

Ontem (4), a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia determinado a instauração de diligências preliminares para apurar no mar ligada a Campos Neto e Guedes.

de acordo com o gabinete da PGR, o procedimento denomina-se “notícia factual”, que corresponde a uma investigação inicial do caso em que de novo não há indícios de que alguma autoridade tenha cometido um crime.

Em nota, o Ministério da Economia informou que toda a atividade de Guedes no setor privado antes de assumir a carteira foi declarada à Receita Federal, Comissão de Ética Pública e demais órgãos competentes. Ele acrescentou de novo que ela respeita a lei e se pauta pela ética.

Quando perguntado sobre sua empresa no mar durante a transmissão do jornal Valor Econômico concretizada na segunda-feira, Campos Neto disse mais uma vez que está “tudo declarado”. O presidente do BC afirmou de novo que não fez “remessas à empresa desde que chegou ao governo”.

Simultaneamente, o presidente da autoridade monetária ainda foi questionado sobre a evolução da inflação e respondeu dizendo que o foco está no ano que vem e que “a Selic vai aumentar na medida do necessário, não vamos mudar o quadro”.

Campos Neto voltou a dizer que o BC não acredita em meta ajustada, como já foi mencionado por alguns economistas. “Com nosso ritmo de ação, levamos a inflação para a meta”, defendeu, reiterando que o pico da inflação no acumulado em 12 meses deve ser em setembro.

De novo no radar, Arthur Lira, presidente da Câmara, se reuniu na noite desta segunda-feira com lideranças partidárias em busca de uma solução para a alta nos preços dos combustíveis. As conversas estariam em estágio preliminar, porém as duas primeiras ideias têm obstáculos.

Segundo pesquisa do jornal Valor Econômico, a criação de um valor fixo para o ICMS precisaria ser processada por meio da PEC e teria resistência no Senado, aonde os governadores têm maior influência. A constituição de um profundo de estabilização, ao contrário, carece de uma fonte clara de financiamento, além de resistir a Guedes.

China e Estados Unidos

No cenário externo, o radar de mercado monitora as discussões em torno da possibilidade de elevação ou interrupção do limite da dívida americana.

Na semana passada, o Departamento do Tesouro alertou que os legisladores devem chegar a um acordo até 18 de outubro. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse novamente esta manhã que, se esse prazo não for cumprido, a economia dos EUA pode entrar em recessão.

De novo nos Estados Unidos, o índice de gerentes de compras (PMI) do setor americano de serviços caiu de 55,1 pontos em agosto para 54,9 pontos, na leitura final de setembro, conforme divulgado nesta terça-feira (5), pelo IHS Markit. Analistas ouvidos por Wall Street Journal previu que o indicador ficaria em 54,4 pontos.

O PMI composto, que leva em importância os setores de serviços e indústria, caiu de 55,4 em agosto para 55,0 em setembro.

Ainda preste atenção a algumas commodities. Os preços do petróleo, por exemplo, voltaram a subir na terça-feira (5). A alta é impulsionada principalmente pela decisão tomada ontem pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP +), que manteve o nível de produção de novembro em 400 mil barris de petróleo por dia.

Por volta das 15h, os contratos futuros de petróleo do tipo Brent com vencimento em dezembro eram negociados com alta de 1,69%, cotados a US $ 82,64.

Calcule sua renda com REITs Baixe uma planilha gratuita que mostra o retorno com dividendos de uma carteira de fundos imobiliários:


.

Deixe uma resposta